Dicas: Truques de beleza caseiros, funciona ou não funciona?


      

As prateleiras de cosméticos oferecem produtos com alta tecnologia para todos os tipos de pele, cabelo e necessidades. Mesmo assim, algumas mulheres juram de pés juntos pelas dicas de beleza de suas avós, mães, conhecidas e, mais recentemente da internet.
        Procurei 20 truques caseiros inusitados e perguntamos para profissionais da beleza              e saúde se eles funcionam ou não, e qual a lógica por trás de cada uma.



  Cobrir a pálpebra com uma colher antes de aplicar a máscara de cílios, para não borrar:


  •  Funciona, mas segundo Caroline San Cristobal, maquiadora do Circus Hair, o melhor é treinar para a mão ficar firme e não borrar. “Se o problema for uma sombra escura, você pode passar bastante pó finalizador embaixo dos olhos antes de maquiar e pincelar a sujeira embora”, recomenda.


   Colocar rodelas de batata crua nos olhos para diminuir o inchaço:

  • Depende. Carla Vidal, dermatologista, explica que a única coisa que faz efeito com rodelas de vegetais nos olhos é a temperatura em que eles se encontram. “A batata ou o pepino, se gelados, vão diminuir o inchaço por causa do frio. Já um sachê de chá de camomila úmido e resfriado é melhor para diminuir o edema, pois a camomila tem propriedades calmantes”, recomenda.
   Usar antiácido estomacal como máscara facial:

  • Não funciona. Um antiácido recorrente nas receitas caseiras é o pepto bismol. Sua composição contém, entre outras coisas, ácido salicílico. “Este componente ajuda a amenizar a acne e a renovar as células, mas só em quantidades e veículos próprios para o uso na pele”, explica Carla Vidal. O mesmo vale para máscaras de aspirina. Pode-se até perceber algum efeito, mas produtos específicos para acne terão resultados ainda melhores.
   Esfoliar o corpo com café para combater a celulite:

  • Não funciona. Assim como o ácido salicílico na aspirina, a cafeína nos grãos de café não está preparada para penetrar na pele. Apesar disso, pode haver um leve aumento na circulação devido à esfoliação, não ao café. “Nos tratamentos estéticos, a cafeína é extraída dos grãos verdes de café, e usada em grandes concentrações. Passar o café moído na pele só vai deixar um cheirinho agradável”, brinca Carla Vidal.
   Remover máscara de cílios e hidratar os cabelos com azeite:

  • Funciona. “Óleos vegetais, em geral, são ótimos para hidratar e remover maquiagem”, explica Carla Góes. Para remover a máscara de cílios, atente para a oleosidade da pele, que vai aumentar. Além disso, quem sofre com descamação na região dos cílios (que parecem caspas), deve deixar o truque de lado. Já nos cabelos, passe o azeite só nas pontas, como um silicone.


   Guardar o esmalte na geladeira para não formar bolhinhas nas unhas ao pintar:


  • Não funciona. Segundo Denis de Paula, supervisor de pesquisa e desenvolvimento da Mundial Impala, a temperatura das mãos e o clima na hora da esmaltação é que pode causar bolinhas. “Mãos quentes e tempo quente podem deixar o esmalte com bolhas”, explica. Então, deixar as mãos em água fria antes de esmaltar pode ser uma ideia melhor.
   Usar vaselina nas áreas de atrito do pé com o sapato, para não formar bolhas:

  • Funciona. Segundo Carla Vidal, essa dica é utilizada por atletas profissionais para evitar bolhas nos pés e assaduras entre as pernas. “A vaselina funciona como lubrificante e impede o atrito, mas deve ser removida para não causar alergias e obstrução dos poros”, recomenda.
   Envolver os dedos em algodão com acetona e papel alumínio para remover o esmalte com glitter:

  • Não funciona. Como o glitter não é sensível ao solvente de esmalte, não há muito a fazer para facilitar sua remoção. “O papel alumínio não ajuda em nada, mas deixar o algodão sobre o esmalte por mais tempo facilita bastante”, explica Denis de Paula. “O melhor é usar um bom removedor sem acetona”, completa.
   Aquecer o lápis de olho ou boca junto à chama de um isqueiro para intensificar a cor:

  • Funciona. Como a maioria dos lápis e cosméticos em bastão possui algum tipo de cera na formulação, o calor faz com que a maquiagem dê uma leve derretida. “Esquentar o lápis aumenta a transferência e intensidade do produto, dando um efeito bem diferente da aplicação seca”, explica Caroline. Uma alternativa ao isqueiro pode ser a lâmpada de um abajur.


   Aplicar pó translúcido por cima do batom para fixar a cor:

  • Funciona. “O pó translúcido realmente ajuda a fixar e a “secar” o batom. Eu prefiro aplicar o batom, o pó, e mais uma camada de batom”, dá a dica Caroline.


   Acrescentar extrato de hortelã no gloss para deixar os lábios mais volumosos:


  • Funciona. Segundo a dermatologista Carla Góes, o extrato de hortelã pode dar um pequeno aumento na circulação local, inchando levemente os lábios. Carla Vidal concorda, mas diz que o extrato de pimenta tem efeito ainda mais intenso.
  Polvilhar talco nos cílios antes de aplicar a máscara, para ter mais volume:

  • Depende. A ideia de jogar talco entre as camadas de rímel com a intensão de simular cílios mais volumosos “pode funcionar”, diz Caroline, “mas também pode fazer uma meleca”. 

   Usar leite para remover a maquiagem:

  • Não funciona. “Melhor usar um removedor de maquiagem próprio para isso”, diz Carla Vidal, “o leite vai espalhar mais a maquiagem e ainda pode aumentar a oleosidade e atrair bactérias”.o mercado, a maquiadora aconselha investir em um bom cosmético e esquecer o talco.

   Passar ovo nos cabelos para fortalecer e dar brilho:

  • Funciona. Essa dica passada de geração para geração é certeira. “A proteína da clara ajuda a fortalecer e reestruturar os fios”, conta Carla Góes, “mas a gema deve ser descartada”. E vale lembrar que, mesmo que você lave bem os cabelos, o cheiro demora a sair.








Nenhum comentário: